quinta-feira, 16 de junho de 2016

Seminário do Fórum pela Inclusão Escolar

Foto Marta Resing
Painel 1 do tratou do Estatuto da Pessoa com Deficiência

As inscrições para o próximo painel, que será no dia  10 de agosto, iniciam no dia 15 de julho e irão até o dia 05 de agosto.

O Fórum pela Inclusão Escolar promoveu nesta quarta-feira (15/6), o primeiro Painel do Seminário Estatuto da Pessoa com Deficiência: Mudanças e Desafios para a Educação. O encontro foi no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal.

O primeiro painel foi ministrado por Rafael Faria Giguer, do Ministério do Trabalho e Emprego (SRTE/RS), que abordou as mudanças, desdobramentos e implicações nas políticas públicas. A coordenação da Mesa foi da vereadora Sofia Cavedon (PT), e de Dinéia Pires, do Fórum.

A segunda etapa do seminário será realizada no dia 10 de agosto, durante a Semana Municipal de Inclusão Escolar, com o painel A Educação e o Trabalho à luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Os palestrantes serão Adilso Luiz Pimentel Corlassoli, da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos/RS, e Ana Maria Machado da Costa, do Ministério do Trabalho e Emprego (SRTE/RS).

Foto Marta Resing
A atividade é destinada a professores, monitores, educadores, estudantes e familiares. A formação tem como base a Lei Federal 13.146/15, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Período de inscrições para o Painel 2: 15/07 a 05/08/2016

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo email: seminarioforuminclusao2016@gmail.com. Na solicitação de inscrição, informar: nome completo; RG; área de atuação; local de trabalho ou de formação. As vagas são limitadas e os/as inscritos/as receberão a confirmação por e-mail. A atividade terá certificação.As vagas são limitadas e os/as inscritos/as receberão a confirmação por e-mail. A atividade terá certificação.

Fórum pela Inclusão Escolar – Foi instituído em 2008 com o compromisso de defender a Inclusão Escolar Responsável e a Escola Especial Inclusiva. Tem como principal objetivo aprofundar o tema com todos os segmentos envolvidos: professores, familiares e alunos, além de movimentos e atores sociais afins.

Semana Municipal de Inclusão Escolar – Será promovida entre 8 e 12 de agosto, no saguão da Câmara Municipal. Foi implantada pela Lei Municipal 10.904 de 2010, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), e busca dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas escolas e instituições que trabalham na perspectiva da Educação Inclusiva. Serão abertos espaços para mostra fotográfica e exposição de materiais confeccionados pelos alunos, além de apresentações artísticas.

Com informações do Portal da PMPA.