terça-feira, 19 de julho de 2016

Desejamos força na luta, vida longa ao SINTTEL/RS

75 anos de luta pelos trabalhadores e trabalhadoras da telefonia,
75 anos de luta pela democracia, 
Celebrar conquistas e reforçar a luta! 

O Sindicato dos Telefônicos do RS, constituído em 1941, completa hoje 75 anos. Sua fundação foi a consolidação de uma luta iniciada em 1939, em contraponto a exploração e desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras, criando a Associação dos Trabalhadores da Companhia Telefônica. Período duro da História, com as consequências da Guerra Mundial, os telefônicos/as gaúchos/as romperam as amarras da exploração de uma companhia norte-americana, vencendo desafios como a ilegalidade e a intervenção militar.

Esta luta trouxe conquistas e glórias à categoria, garantindo direitos através de greves, até o reconhecimento e encampação da CRT pelo governo Brizola, tirando das mãos dos norte-americanos e entregando ao povo gaúcho a companhia e corrigindo os salários.
A intervenção militar ocorreu em todos os sindicatos, mas o movimento das Diretas Já proporciona um levante e a base telefônica retoma seu Sindicato. No contexto de redemocratização, o SINTTEL/RS é protagonista na fundação da CUT e da Federação Interestadual dos Telefônicos (FITTEL).

O SINTTEL se mantem firme e nas décadas seguintes, organiza congressos, greves e enfrenta a grande e presente ameaça da terceirização, luta com garra para defender a CRT, lota a Assembleia Legislativa do RS com telefônicos e telefônicas, mas os parlamentares dão as costas ao povo, votando as escondidas à venda do patrimônio dos gaúchos e gaúchas.

Demissões em massa, desespero de trabalhadores e trabalhadoras, mas o SINTTEL-RS sempre firme sendo o porto seguro de milhares de trabalhadores/as, lutando pela garantia de aposentadorias, direitos e por fim se superando e adequando-se a nova realidade da privatização, surge à gestão mista e a experiência de luta da direção mostra aos trabalhadores e trabalhadoras das terceirizadas que o caminho é a luta e a organização da classe trabalhadora.

Do alto de seus 75 anos de história e lutas, o SINTTEL- RS se mantém firme e coerente na defesa da classe trabalhadora, garantindo condições e salários justos, resistindo à onda nacional de retrocessos, fortalecendo a CUT e FITTEL, defendendo a democracia, combatendo a intolerância, sem fugir das lutas do seu tempo, combativo e dirigente.

Parabéns ao SINTTEL, pelos seus 75 anos de lutas e glórias, parabéns a atual direção, presidida pelo Sr. Gilnei Azambuja que muito nos orgulha, pois a luta dos trabalhadores/as telefônicos/as também é a luta do nosso mandato, assim como a defesa da democracia e da igualdade social.

Desejamos força na luta, vida longa ao SINTTEL.

Conte com este mandato como mais um instrumento a disposição na luta dos/as trabalhadores/as telefônicos/as!

Feliz Aniversário!

Vereadora Sofia Cavedon/PT