quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Sofia pede Comissão Especial para tratar da Segurança na Capital

Foto Ugeirm Sindicato/RS
Constituição de uma Comissão Especial para tratar do tema da segurança pública no município, foi protocolada nesta terça-feira (04/10) pela vereadora Sofia Cavedon (PT) na Câmara de Porto Alegre.

Segundo Sofia a violência atingiu níveis alarmantes na cidade, expondo os cidadãos e as cidadãs a uma insegurança cotidiana. “Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em 2015, ocorreram 584 homicídios dolosos, 36 latrocínios, 30.960 roubos, 9.480 roubos de veículos e 32.195 furtos. De janeiro a junho de 2016 ocorreram 351 homicídios dolosos, 23 latrocínios, 17.691 roubos, 4.445 roubos de veículos e 15.579 furtos. Apenas os furtos apresentaram uma leve redução. Todos os demais indicadores tiveram aumento”, lamenta a vereadora.

Para ela os números revelam a gravidade da crise de segurança vivida pela população da capital. “Mas, para além dos números, existem milhares de tragédias humanas, que atingem as vítimas, seus familiares e amigos”, ressalta a parlamentar.

Frente a esta situação o Poder Legislativo não pode se omitir, afirma Sofia. “A Câmara Municipal pode contribuir para a redução dos níveis da violência em Porto Alegre ouvindo a população, as entidades representativas da sociedade civil, dos trabalhadores da segurança e as universidades. Proporcionando o diálogo entre o Município, o Estado e a União, na busca de soluções para este grave problema”.