quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Outro caminho é possível - Por Sofia Cavedon

Foto Ederson Nunes/CMPA
Temos um presidente ilegítimo e um governador truculento que aceleram medidas de ajuste fiscal que são a dura e clássica combinação de tirada de direitos do preço do trabalho e a liberação para a iniciativa privada de fatias das políticas e do patrimônio público. Atordoados entre desemprego, parcelamento, repressão, o discurso da inexorabilidade de medidas amargas, estudantes ocupam, artistas marcham, sindicatos, intelectuais atualizam lutas e análise de conjuntura, de novo no agudo confronto entre visões de mundo. 

No meio disso, eleições municipais, mostrando ainda mais o descrédito na política - vitoriosos os que a criminalizam, mesmo a restrita e capturada pelo poder econômico, democracia representativa - apresentando alternativas conservadoras sob a forma de "novo jeito".

Na liderança do PT e da oposição na Câmara Municipal de Porto Alegre posso celebrar que mostramos que outro caminho é possível e desejável.  Exemplo disso foi o processo de análise dos resultados da licitação do transporte coletivo que fizemos presencial - nos ônibus e paradas - e virtualmente. Com mais de mil pessoas mostrando na sua grande maioria que pouco mudou.

E a alternativa que apresentamos na forma de Lei mais uma vez, do controle público da Câmara de compensação - bilhetagem e contas públicas, aprovadas neste final de ano! Instrumentos que darão condição de gestão e transparência ao prefeito eleito para incidir no preço da passagem e na qualidade!

Assim também nossa determinação em manter a política de desconto do IPTU para garantir a transição de final de ano e mandato sem atingir salários dos servidores, contratos de serviços e convênios. A Terceirização, para a qual também aprovamos exigências de direitos trabalhistas, na contramão das exigências mundiais do capitalismo e sua crise que devora vidas. 

Outro caminho é possível! Que 2017 o encontre!

Sofia Cavedon, Vereadora do PT em Porto Alegre.