terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Sofia Cavedon foi reconduzida para a coordenação da Procuradoria Especial da Mulher

A vereadora Sofia Cavedon (PT) foi reconduzida para o cargo de Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre. Sofia ficará por mais uma gestão – 2017 - à frente desse importante instrumento de luta contra a violência à mulher.

A escolha de Sofia foi por consenso e ocorreu na sessão plenária da última quinta-feira (22), na Casa Legislativa.

Sofia Cavedon é a autora do projeto de resolução que criou no estado a primeira Procuradoria da Mulher em Casas Legislativas. Foi instalada na capital em junho deste ano, tendo a Vereadora como a primeira Procuradora.

A Procuradoria

Sofia destaca que a Procuradoria tem como missão zelar, fiscalizar, controlar e incentivar os direitos da mulher, criando mecanismos de empoderamento, especialmente, em situações de desigualdade de gênero. Tem como valor o respeito à dignidade da pessoa humana e à diversidade em uma busca permanente pela universalização dos direitos humanos. Representa as mulheres, recebe e encaminha aos órgãos competentes denúncias de violência contra as mulheres.

Trabalha, ainda, salienta a vereadora, em favor da aprovação de Projetos de Lei, Projetos de Emenda à Constituição e políticas públicas que venham garantir e ampliar os direitos já conquistados.

Sofia lembra que recentemente, em 29 de novembro, a Procuradoria da Mulher promoveu uma mesa-redonda para instalação da Rede de Educação pelos Direitos da Mulher. “No encontro discutimos a posição da mulher ao longo da história, a abordagem das questões de gênero nas escolas e a importância do empoderamento feminino”, salienta a parlamentar.

Foto Marta Resing
O evento teve parceria dos Conselhos Municipais da Mulher e da Educação e várias entidades e escolas. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em estudos de gênero, Jussara Prá, foi a palestrante convidada.

Seminário em março

Sofia destaca ainda que a Procuradoria está organizando um grande Seminário, a ser realizado em março de 2017, mês de lutas das mulheres, e será na Câmara Municipal.