sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

‘Velório da Educação’ alerta para desmonte da educação pública no país

Foto: Maia Rubim/Sul21
Velório da Educação ocorreu ao lado do Campus Central da UFRGS

Da Redação Sul21

Um grupo de professores, estudantes, técnicos e trabalhadores terceirizados do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou na tarde desta sexta-feira (9) o “Velório da Educaçãopara alertar a sociedade sobre os impactos negativos que a PEC 55, a MP 746 (Reforma do Ensino Médio) e o projeto Escola Sem Partido trarão para a educação pública e para a qualidade da educação em geral no Brasil.

Foto: Maia Rubim/Sul21
O ato, realizado ao ato do Campus Central da UFRGS, também protestou contra as propostas de extinção de fundações responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e da cultura no Estado encaminhadas pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) à Assembleia Legislativa.

A concentração para a encenação do “Velório da Educação” ocorreu em frente ao prédio da Faculdade de Educação da UFRGS, onde os manifestantes, vestidos de preto, prepararam o cortejo fúnebre da Educação, com faixas, dois caixões, flores brancas, tambores e material para ser distribuído à população. Por volta das 13h30min, iniciou a performance no cruzamento da avenida Paulo Gama com a Osvaldo Aranha onde ocorreu o “velório”. Assim que o sinal ficava vermelho, o cortejo ia para o meio da rua com os caixões, flores e faixas. Ao abrir o sinal, o cortejo liberava a rua. O velório se estendeu até às 15 horas.

Fonte: Portal Sul21