quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Confirmado repasse para entidades conveniadas com a Prefeitura e pagamento das Terceirizadas da Smed

Foto Marta Resing
Em reunião realizada no final da tarde desta quinta-feira (05/1), a vereadora Sofia Cavedon (PT) recebeu a confirmação do Secretário de Educação do Município, Prof. Adriano Naves de Brito, que o repasse para creches comunitárias e escolas infantis conveniadas com a Prefeitura será realizado nesta sexta-feira (06/1). O Secretário confirmou ainda pra vereadora que o pagamento das terceirizadas também será feito neta sexta.

Para Sofia, que compõe a Comissão de Educação na Câmara Municipal, essa foi uma conquista das educadoras e do Fórum Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (FMDCA), que se mobilizaram e apresentaram para a nova gestão a importância de manter esse atendimento a quase 19 mil crianças da capital.

Conforme Sofia  os repasses da Prefeitura servem basicamente para que as creches conveniadas possam manter sua folha de pagamento. “Essa é a principal política de educação infantil que temos. Quando falta repasse, a creche entra em crise brutal, eles já estão sempre buscando repasses para complementar alimentação, material pedagógico, limpeza, etc. O repasse cobre o pessoal, o resto tem que ir à luta”, explica ela.

O Governo Municipal autorizou o pagamento de R$ 14,1 milhões referentes aos repasses para as 226 creches conveniadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e para as 417 redes de assistência social que integram a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Os valores, relativos à 12ª parcela para as instituições, que deveriam ter sido pagos pelo governo anterior em 29 de dezembro de 2016, conforme nota divulgada pela Smed.

Sofia também informou o Secretário que a Câmara Municipal aprovou recentemente emenda ao Orçamento de 2017 destinando mais R$ 3 milhões para as creches comunitárias e escolas infantis conveniadas. A Vereadora lembra que nos dois anos anteriores também foram apresentadas emendas que foram contingenciadas pela gestão passada. “O novo titular da Smed mostrou-se muito interessado nos temas que apresentamos, incluindo a emenda de 3 milhões para as entidades conveniadas com a Rede Municipal de Ensino”, enfatizou a parlamentar.

Dados:

Número de atendimentos Smed:
Nº de creches conveniadas: 226
Nº de crianças atendidas: 18.810

Número de atendimentos Fasc:
Nº de redes de atendimento conveniadas: 417
Nº de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência: 21.024

Com informações do Portal da Smed.