quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, Lazer e Recreação

Foto Leonardo Contursi/CMPA
A vereadora Sofia Cavedon, líder da Bancada do PT, solicitou na Câmara Municipal de Porto Alegre a constituição da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, Lazer e Recreação, para que seja acompanhada a garantia da oferta de políticas públicas gratuitas na área que assegurem esse direito.

Conforme a vereadora a proposta foi construída junto com a categoria de educadores da Secretaria Municipal de Esporte e das Universidades que mantém curso de formação de professores de Educação Física.

A extinção da Secretaria Municipal de Esportes (SME), que ocorrerá em 120 dias, segundo projeto aprovado na Câmara em 02 de janeiro de 2017, trará consequências para o esporte, o lazer e a recreação públicos na cidade.

“Visando à retomada da estrutura de Secretaria, o fortalecimento e ampliação desta atuação é que protocolamos a proposta de constituição de uma Frente Parlamentar para garantir a essa política pública, com orçamento, planejamento e gestão próprias”, diz Sofia.

A parlamentar lembra que são inúmeras as atividades públicas, como a oferta de piscinas comunitárias, aulas de Yoga, grupos de dança, Torneios de Xadrez, Rústicas, Passeios ciclísticos, Campeonatos de Futebol, Campeonato de Basquete, Beach Tênis, entre as mais de 30 práticas desportivas e de lazer que são desenvolvidas nas 18 unidades recreativas: sete Centros Comunitários, nove Parques e praças e dois Ginásios Municipais, além de espaços públicos como orla e avenidas, com 83 professores e 95 estagiários.

A Vereadora enfatiza que “a Frente visa à manutenção da Secretaria pela dimensão social, cultural, de segurança e de saúde que este trabalho abrange, equivalendo-se ao da Cultura, como redes de coesão social, de produção de cidadania e qualidade de vida, indispensáveis a uma cidade boa para se viver.”

Veja aqui a integra do Requerimento.