quinta-feira, 23 de março de 2017

A SME é lucrativa e a Rede de Ensino é capaz de realizar todo o sistema de avaliação, afirma Sofia Cavedon

Foto Josiele Silva/CMPA
Em debate durante toda a tarde desta quinta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal de Porto alegre, com os Secretários,  ex e atual, da Fazenda do Município, a vereadora Sofia Cavedon, líder da Bancada do PT, afirmou que o governo ainda não mostrou competência para governar, como no caso da Carris, onde problemas claros de gestão não foram corrigidos "e só se fala em privatizar!"

Sofia criticou as medidas que apontam a privatização como solução dos problemas nas finanças de Porto Alegre. Pediu também respostas do governo a respeito de cargos comissionados. Em crítica à Carris, a vereadora falou sobre o não cumprimento da tabela horária dos ônibus. Segundo ela, a logística da empresa prejudica a população se mostrando incompetente no atendimento aos usuários. Cavedon considerou o quadro das finanças apresentado pelo secretário da Fazenda como artificial. “Não vamos aceitar uma versão de cidade quebrada”, disse.

Em sua segunda manifestação a vereadora defendeu a proposta de que o governo aprofunde o debate e busque uma solução pra crise financeira junto com os funcionários da Prefeitura. Ela disse que se o Executivo permitir, os professores municipais podem realizar todo o sistema de avaliação dos indicadores da educação, o que pouparia R$ 80 milhões aos cofres públicos.

Ela explicou que a estrutura da extinta Secretaria de Esportes, por exemplo, é lucrativa porque recebe verbas das associações de parques, das ligas desportivas que utilizam as praças de esportes. Dessa maneira, observou, é possível fazer mais com menos. “Hoje o esporte está aglutinado com a assistência social dentro da Secretaria de Desenvolvimento, mas tem equipe treinada para ajudar na gestão”, ponderou.

Primeira Manifestação
video

Segunda Manifestação
video

No Portal da CMPA saiba o que falaram o atual e ex-secretário da Fazenda  sobre a situação financeira do município