segunda-feira, 27 de março de 2017

Em busca de recursos para a Pedagogia para Educadoras Populares

Foto Virginia Nascimento
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27) com o diretor da Faculdade de Educação da UFRGS (Faced), Prof. Cesar Valmor Machado Lopes, a vereadora Sofia Cavedon (PT) tratou dos recursos para a realização do Curso de Pedagogia à Distância destinado às educadoras populares.

Sofia, que desde 2000 incentiva e propõe iniciativas junto às universidades para a realização do curso de Pedagogia para a Educação Popular e apresentou a proposta para a Faced em 2015, irá articular junto a outros parlamentares da Câmara Federal para que apresentem emendas destinando recursos financeiros para o período completo do curso – 4,5 anos.

Ela explica que o deputado Pepe Vargas (PT), já fez uma emenda destinando R$ 560 mil para realização do Curso de Pedagogia à Distância pela Universidade. “Ocorre que esse valor cobre somente 1/3 do tempo, então vamos procurar apoio para fechar no orçamento de 2018 os quatro anos”, diz a parlamentar. Sofia também está agendando uma audiência com a Reitoria da UFRGS para tratar do tema.

Conforme o diretor da Faced, Cesar Lopes, para a implantação é preciso detalhar a demanda e apontar os trâmites necessários para o oferecimento de um Programa Especial de Graduação, no caso Pedagogia à Distância. “E também temos a necessidade de discutir a dotação orçamentária que garanta a realização total do curso, que tem duração de 4,5 anos”, enfatiza o diretor.

Veja aqui a trajetória de Sofia Cavedon na luta para que os e as educadoras populares da capital tenham acesso à formação no ensino superior ampliando os seus conhecimentos.