terça-feira, 21 de março de 2017

Lançamento do Fórum em Defesa da SME lotou plenário da Câmara Municipal

Foto Maia Rubim/Sul21
Lançamento, nesta terça-feira (21), do Fórum em Defesa da SME (Secretaria Municipal do Esporte) lotou o plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Constituído para lutar contra a extinção da Secretaria, o Fórum contou com inúmeras manifestações abordando a importância da SME nas Políticas Públicas de Esporte, Recreação e Lazer, e o resultado na vida das pessoas, comunidades e nas relações institucionais.

Foto Marta Resing
A SME teve a sua extinção autorizada em janeiro, em uma sessão extraordinária da Casa Legislativa, quando o prefeito Marchezan Jr. encaminhou o projeto da reforma administrativa de que acaba com várias secretarias e departamentos.

A vereadora Sofia Cavedon, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação recentemente lançada, critica o processo “passaram-se três meses e nenhum diálogo foi aberto pelo Executivo para debater com a população sobre a extinção e como ficarão as políticas de esporte e lazer na cidade”.

Foto Marta Resing
O encontro teve depoimentos de alunos, professores, usuários, lideranças comunitárias, representantes de cursos de Educação Física, do Conselho Regional de Educação Física, além de exposição e apresentação de vídeo sobre as memórias e histórias da SME.

À tarde ocorreu a mesa redonda com professores da UFRGS que falaram sobre a produção de conhecimentos na SME: Referências na formação e intervenção em Esporte, Lazer e Recreação.  Entre as intervenções feitas, a vereadora Sofia destaca a previsão legal, que está na Lei Orgânica do Município e é bem específica considerando a SME na mesma importância que as Secretarias de Educação e Cultura, além de ressaltar o Esporte em várias outras secretarias como a da Saúde. "Acredito na força da cidadania para reverter à extinção da SME”, diz Sofia.

A vereadora informa que no encontro de hoje mais vereadores apoiaram o movimento: Rodrigo Maroni (PR), Mauro Zacher (PDT), Dr. Thiago (DEM), Comandante Nádia (PMDB), Cassiá Carpes (PP) e Tarciso Flecha Negra (PSD).

Foto Marta Resing
Agenda de Ações em Defesa da SME

26/3 - 15h - Afoxé em Defesa da SME - No Monumento do Expedicionário
01/4 - 9h - Aula aberta e caminhada em Defesa da SME - No Monumento do Expedicionário
09/4 - 11h - Aula aberta e caminhada em Defesa da SME - No Monumento do Expedicionário
17/4 - 17h - Abraço ao Ginásio Tesourinha

Leia também: 
- Professores, servidores e comunidade se unem em defesa de Secretaria de Esportes - Portal Sul21
- Frente em Defesa da SME foi lançada nesta terça-feira
- Abaixo-assinado online -  Manifesta teu apoio à SME
- Manifesto pela Manutenção dos Serviços da SME