terça-feira, 11 de abril de 2017

Audiência Pública pelo Tombamento Imaterial da TVE e FM Cultura na quarta-feira

Arte Marta Resing
Audiência Pública pelo Tombamento Imaterial da TVE e FM Cultura será realizada na quarta-feira (12/4), às 19h, na Câmara Municipal de Porto Alegre - Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico.

A vereadora Sofia Cavedon (PT), autora da iniciativa que propõe o Tombamento da Fundação Cultural Piratini como patrimônio cultural e imaterial do Município, pois o governador Sartori (PMDB) está extinguindo o órgão, luta vigorosamente pela manutenção da Fundação desde 2009 quando o governo de Yeda Crusius (PSDB) queria vender a estatal. Em 2014, por proposição de Sofia, a Fundação Piratini foi agraciada com o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre, “por sua história emblemática no Estado garantindo a pluralidade, o jornalismo e a cultura”, destacou a vereadora na época.

Em defesa da Fundação Cultural Piratini

“Três anos depois voltamos a viver a ameaça de extinção da TVE e da FM Cultura”, lamenta a vereadora. Nesse sentido, ela apresentou proposta no Legislativo Municipal - o PLL 038/17 - que busca salvaguardar este patrimônio cultural do Rio Grande e de Porto Alegre, que sofre um processo de extinção sem debate com a sociedade, destaca Sofia.

“Mesmo no período da Ditadura Militar, da censura, a TVE sempre esteve presente na cobertura de debates e manifestações políticas, sociais e culturais. Os artistas locais sempre tiveram na TVE e na FM Cultura espaços para a divulgação de seu trabalho, seja na área da música, do teatro, do cinema, da dança, das artes visuais e da literatura”, salienta a parlamentar.

Veja aqui a trajetória de Sofia em defesa da TVE e FM Cultura