quarta-feira, 5 de abril de 2017

Frente em Defesa da SME esteve nos Parques Ararigbóia e Alim Pedro

Foto Marta Resing
União e força pela manutenção da Secretaria Municipal de Esportes – SME – que está sendo extinta pela gestão do prefeito Marchezan – foi o que encontrou a vereadora Sofia Cavedon (PT), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação, da Câmara Municipal de Porto Alegre, que visitou nesta quarta-feira (05) os parques Ararigbóia e Alim Pedro.

No Ararigbóia, localizado no bairro Jardim Botânico, conforme a coordenadora do Parque, professora Ariádene Milani, a frequência mensal de participantes nas atividades desenvolvidas no local chegam quase a 3 mil atendimentos. “Desde jovens a terceira idade nosso Parque oferece atividades de ginástica, musculação, yoga, futsal, alongamento, dança, voleibol e vôlei master, com os associados contribuindo periodicamente para a manutenção da estrutura”, destaca.

video
A vereadora Sofia, que lamentou a ausência dos demais vereadores e vereadoras que compõem a Frente Parlamentar, reafirmou que a SME, ao contrário de dar prejuízo aos cofres da Prefeitura, ela contém as despesas com a saúde pública, especialmente com a terceira idade que com as atividades físicas desenvolvidas nos parques traz saúde e qualidade de vida para essas pessoas.

O Ararigbóia existe desde 1953 com atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer e a manutenção do espaço é mantida pela Secretaria em conjunto com a Associação Comunitária do Parque Ararigbóia.

Parque Alim Pedro

Foto Marta Resing
Localizado no bairro IAPI, o Parque Alim Pedro também desenvolve várias atividades com enfoque especial para a terceira idade e juventude. A coordenadora do Parque, professora Solange Furlanetto, salientou a importância do espaço na vida das comunidades que circundam a área. “Nossa preocupação com a aglutinação da SME é com a comunidade, nossas/os frequentadoras/es não terão mais para onde ir”, lamenta a professora que atua no Parque há muitos anos.

Várias manifestações defenderam a manutenção da SME, destacando a vida pulsante do Parque, que oferece inúmeras atividades de esporte e lazer possuindo campo de futebol, pista de caminhada, duas quadras poliesportivas, uma cancha de bocha, módulo administrativo, vestiários, sala multiuso e área verde arborizada.

Foto Marta Resing
Para Sofia, o Alim Pedro, construído na década de 40, assim como o Ararigbóia, é exemplo de espaço público que dá certo, sem gerar despesas nas finanças da prefeitura. A parlamentar finalizou sua manifestação afirmando que “a força do cidadão e da cidadã, que construiu sua história, irá se impor aos governos”.

Também participou das visitas a Assessoria do vereador Reginaldo Pujol (DEM).

Veja também:
- Frente em Defesa da SME foi lançada
- Lançamento do Fórum em Defesa da SME lotou plenário da Câmara Municipal