quinta-feira, 27 de abril de 2017

I Festival de Livrarias ocorrerá em julho/2017

Evento fará parte da programação do Festival de Inverno da Capital

Avançando. Assim está a proposta de realização do I Festival das Livrarias, apresentado pela vereadora Sofia Cavedon (PT) e que desde o ano passado vem sendo construído com o Grupo de Trabalho constituído de livreiros e livreiras, Câmara Rio-Grandense do Livro e Clube dos Editores.

Foto Rozane Dalsasso
Em reunião realizada nesta quinta-feira (27) com o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, e Sérgius Gonzaga e Andrea Falkenberg, da Coordenação do Livro e Literatura da SMC, ficaram encaminhadas várias ações entre elas a realização da Feira das Livrarias de Bairro dentro da programação do Festival de Inverno, que ocorrerá de 24 a 30 de julho, no Centro Municipal de Cultura da Capital.

Sofia Cavedon relatou no encontro que a proposta do I Festival das Livrarias é resultado de várias reuniões que ocorreram em 2016, e tem o objetivo de fortalecer as livrarias de bairros através de políticas públicas de incentivo à leitura e aquisição de livros. A parlamentar ressaltou a emenda de sua autoria, aprovada ao orçamento de 2017, para o Festival das Livrarias, possibilitando, também a elaboração do Mapa das Livrarias de Porto Alegre.

O secretário Luciano Alabarse, que acolheu a ideia e propôs que ocorresse junto ao Festival de Inverno, confirmou que a Coordenação do Livro irá contatar com o ObservaPOA  para que realizem a elaboração do Mapa das Livrarias da Capital.  

No encontro também foi levanta a possibilidade de realização de eventos como saraus, lançamentos de livros e debates, nos espaços das livrarias participantes na Feira do Festival de Inverno.

O coordenador do Livro e Literatura da SMC, Sergius Gonzaga, disponibilizou ainda, espaço para as pequenas livrarias comercializarem seu acervo durante os cursos de Literatura que irão ocorrer no Centro Municipal de Cultura.

A próxima reunião com a Coordenação do Livro e Literatura e o Grupo de Trabalho das Livrarias será no dia 03 de maio, quarta-feira, às 14 horas no Centro Municipal de Cultura para o planejamento das ações.

Participaram da reunião: Jussara Rodrigues (Câmara Rio-Grandense do Livro); Ederson Lopes e André Gunther (Livraria Taverna) e Carmen Menezes (Traça livraria) pelo Grupo de Trabalho do Festival das Livrarias. Vereadora Sofia Cavedon e assessora Rozane Dalsasso; pela SMC o secretário Luciano Alabarse, Sérgius Gonzaga e Andrea Falkenberg.

Veja também:
Festival das Livrarias em Porto Alegre está em construção