terça-feira, 25 de abril de 2017

Profissionais e usuários do Tesourinha defendem Secretaria de Esportes

Foto Leonardo Contursi/CMPA
O ginásio municipal recebeu vereadores integrantes da Cece na tarde desta terça-feira.

Os vereadores membros da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizaram, na tarde desta terça-feira (25/4), uma visita ao Ginásio Municipal Osmar Fortes Barcellos, conhecido como Tesourinha. Os parlamentares acompanharam as atividades desenvolvidas no espaço e ouviram os professores e usuários, que defenderam a manutenção dos serviços prestados no equipamento e da secretaria municipal de Esportes (SME) como pasta única.

Mesmo com o desenvolvimento das atividades esportivas, ainda há demandas pendentes no ginásio. De acordo com a professora de Educação Física Ana Paula Bastos, que ministra aulas de voleibol e handebol, alguns materiais demoram a ser repostos na medida das necessidades, e o espaço deixou de receber eventos e competições nos finais de semana. “Não recebemos horas extras, por isso as atividades realizadas nos fins de semana valem como compensação no banco de horas. Porém, o governo trata com igualdade os dias úteis e os sábados e domingos, fazendo com que nenhum funcionário esteja disposto a deixar a família para trabalhar nesses dias”, explica Ana Paula.

Foto Leonardo Contursi/CMPA
A professora também se posicionou contra a integração da SME à outras secretarias. “Isso burocratiza os processos e aumenta a dificuldade, não apenas de conseguir materiais, como também da abertura de concurso para novos professores”, alega. Ela afirma também que o convênio da SME com a secretaria municipal de Educação (Smed) precisa ser renovado, sob pena de o Tesourinha perder parte significativa do quadro. “Dos 14 professores que trabalham aqui, oito são cedidos, e teriam de retornar à Smed se o vínculo não for renovado, o que inviabilizaria as atividades”, salienta a educadora.

Foto Leonardo Contursi/CMPA
Após passar pelas salas onde ocorriam as atividades de alongamento, fisioterapia e dança (inclusive participando de uma sessão de dança com os usuários), o grupo de vereadores reuniu-se com a coordenação do Tesourinha para apresentar a comissão e ouvir as demandas do público e da Associação dos Amigos do Ginásio Tesourinha (Aagites), que colabora na manutenção do local e organiza parcerias com entidades da sociedade civil.

De acordo com a coordenadora pedagógica do ginásio Tesourinha, Heloisa Silveira, a equipe de trabalho conta com a manutenção da SME como pasta exclusiva, para viabilizar com mais dinamicidade as demandas apresentadas e poder integrar mais profissionais ao quadro. “É uma secretaria enxuta, cujo fim não se justifica. Mesmo com a promessa de manutenção dos serviços, se a SME for juntada a outros órgãos, as ações vão se deteriorar, pois o esporte nunca será prioridade”, justificou.

Foto Leonardo Contursi/CMPA
Em sua manifestação, a vereadora Sofia Cavedon (PT) tomou o Tesourinha como um exemplo de ação comunitária, evidenciando o trabalho dos usuários pela manutenção do espaço. Para a vereadora, a visita proporcionou aos parlamentares testemunhar o trabalho que mobiliza a sociedade a participar. “É a prova que a secretaria de Esportes deu certo e não tem porque terminar”, resumiu Sofia.

Leia a íntegra da matéria no Portal da CMPA.

Conheça a atuação da vereadora Sofia em Defesa da SME