domingo, 28 de maio de 2017

Mais mulheres, mais democracia e mais luta para as mulheres do PT de Porto Alegre

Foto PT-PoA
O Encontro Municipal de Mulheres do PT Porto Alegre - Mais Mulheres, Mais Democracia reafirmou a importância de nossa reorganização e de nossa mobilização na luta contra o golpe, pela defesa das diretas e pelos nossos direitos. Também reafirmamos a necessidade de uma grande articulação para combater a despolitização e o desmonte das políticas de gênero pela gestão de Marchezan Júnior.

O encontro, realizado dia 27/maio, teve a participação de mais de 40 mulheres e uma programação que teve, além da eleição da nova direção da secretaria de mulheres, muito debate e muita construção coletiva.

Rodrigo Oliveira, presidente do PT PoA fez sua saudação reafirmando a importância da luta das mulheres pela garantia da paridade de gênero nas eleições gerais de 2018 e a companheira Evelise Souza, que encerrou sua gestão frente à secretaria, apresentou um balanço do último período, quando nos representou em momentos importantes como na Secretaria de Políticas para as Mulheres no Governo Tarso, executiva do PT POA, Comdim e a coordenação da campanha 2016. Também tivemos a manifestação da companheira Misiara Oliveira, representando a Secretaria Estadual das Mulheres do PT.

Na primeira mesa do encontro, a companheira Mari Perusso, Superintendente Geral da Assembleia Legislativa do RS, abordou sobre a importância de defendermos na Presidência da Assembleia Legislativa o legado das conquistas do Governo Tarso e, ainda, garantirmos o empoderamento real para as mulheres, atuando em 7 regiões do estado, e também, através da Procuradoria da Mulher, assegurando a equidade de gênero.

Foto Estela Vilanova
A companheira Sofia Cavedon, vereadora e líder da Bancada do PT/PoA e Procuradora da Mulher na Câmara Municipal, falou da conjuntura municipal, sobre a importância do papel da Procuradoria da Mulher e salientou que as mulheres devem estar em todas as frentes de debates, pois as pautas convergem com os interesses das mulheres em todos os setores.

Na sequência, formou-se a segunda mesa de debates com as companheiras, Laura Sito, Margarete Moraes, Ariane Leitão, Any Moraes, Suelen Aires e Michele Sandri, onde se discutiu as questões acerca do PT, as mulheres e a Cidade de Porto Alegre que hoje tem como prefeito Marchezan, o qual está de costas para as políticas públicas para as mulheres.

Um espaço de intervenções foi aberto às companheiras que validaram nossas bandeiras de lutas feministas e a mobilização de todas com a atual conjuntura nacional, estadual e municipal. Além de trazerem questões relevantes para o debate interno, reafirmando que o PT não pode deixar de explicitar seu compromisso prático e efetivo com o feminismo, com a luta contra a violência e a opressão das mulheres. Dentre muitas propostas para o novo período, a criação do Comitê Suprapartidário pelas Diretas Já, a criação de rodas de conversas temáticas, para além da formação tradicional das mulheres, de forma regionalizada nas zonais, a construção de relação para fora do partido com mulheres lideranças comunitárias, a possibilidade de elaboração de um boletim informativo da secretaria de mulheres, como forma de disseminação das ações na busca pelo protagonismo das mulheres na elaboração de políticas públicas para nossa cidade.

No encerramento do encontro ocorreu a aclamação da eleição da nova Secretária de Mulheres do PT Porto Alegre, Michele Sandri, e da Secretária Adjunta, Suelen Aires, que dividirão o mandato de 2 anos, intercaladamente. Michele falou do momento emocionante vivido ali: “Se andamos melhor juntas, que reforcemos hoje nossa boa caminhada na busca da igualdade, no combate ao machismo e na construção das políticas públicas que tanto necessitamos construir para nós mesmas”, destacou a nova Secretária.

Fonte: Página do Facebook do PT-PoA