terça-feira, 1 de agosto de 2017

Suplentes da Juventude do PT assumem na Câmara de Vereadores da capital

Foto Marta Resing
Professor Bernardo e Carolina Rousseff, suplentes da juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), tomaram posse na terça-feira – 01/8 – na Bancada da Câmara Municipal de Porto Alegre, no lugar de Sofia Cavedon e Marcelo Sgarbossa, respectivamente, que estavam em licença para interesse de assuntos pessoais até esta sexta-feira (04).

A vereadora Sofia Cavedon, que é Líder da Bancada, está retornando para estar ao lado na luta contra o ataque aos direitos da categoria municipária e dos cidadãos e cidadãs de Porto Alegreporque não vamos aceitar que trabalhador@s e população paguem pela incapacidade e incompetência de gestão, que na verdade tem no fundo a lógica de redução do estado e o fim das políticas públicas”, destaca a parlamentar.

Os representantes da juventude petista assumiram no segundo rodízio promovido pelo PT. A primeira iniciativa foi inovadora na Casa Legislativa e ocorreu no Dia Internacional da Mulher, quando o partido compôs uma bancada somente de mulheres. Tomaram posse as vereadoras Laura Sito (PT), Iyá Vera Soares (PT) e Margarete Moraes (PT).

Professor da Educação Popular

Foto Henrique Ferreira Bregão/CMPA
Assumindo o seu primeiro mandato na Casa, Professor Bernardo, 28 anos, leciona História e atua na área de Educação Popular desde 2010. O vereador elogiou a oportunidade oferecida pela bancada do PT e agradeceu aos seus 1.354 eleitores. Ele disse que luta e faz resistência “aos ataques do Governo Marchezan contra a educação, os projetos de educação popular e a carreira dos municipários”. Bernardo integrará a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) nesta semana.

Mais nova vereadora a assumir um mandato

Considerada uma das mais novas vereadoras a assumir um mandato no Legislativo da Capital gaúcha, Carolina Duarte Rousseff, 21 anos, estudante de Magistério no Instituto de Educação General Flores da Cunha, falou da sua atuação em defesa dos jovens e das mulheres jovens, destacando que seu trabalho será voltado a “uma Porto Alegre Igualitária”. Neste período, a vereadora deverá apresentar dois projetos de lei: um voltado aos direitos dos jovens e outro referente ao transporte público. Ela irá compor a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh). Admiradora de Dilma, a estudante decidiu adotar o sobrenome da presidenta Dilma mesmo sem ter nenhum parentesco, como homenagem à primeira mulher presidente da República no Brasil.

Ato contou com presença de dirigentes e lideranças do PT

Foto Marta Resing
O ato de posse ocorreu no Salão Nobre Dilamar Machado, na presença do presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo, dos vereadores petistas Aldacir Oliboni e Adeli Sell, representantes institucionais e lideranças do PT. Conforme Oliboni, líder da bancada, a posse dos colegas contempla “a estratégia  de oportunidades, para que os novos possam imprimir seus projetos e defesas”. Ele observou que serão possibilitados espaços aos colegas que representam as mulheres, os jovens e os negros. Oliboni reiterou a importante participação do novo vereador e nova vereadora nos debates previstos na Câmara lembrando das dificuldades dos dias atuais envolvendo as três esferas governamentais.

A Bancada do PT é composta pela vereadora Sofia Cavedon e vereadores Adeli Sell, Aldacir Oliboni e Marcelo Sgarbossa.