quinta-feira, 22 de março de 2018

Sofia Cavedon e Municipários/as pedem intervenção no Dmae alegando déficit de servidores/as

Foto Luis Carlos Almeida
Servidores e servidoras e a vereadora se reuniram hoje com o procurador-geral do Ministério Público de Contas

Municipários e Municipárias de Porto Alegre e a vereadora Sofia Cavedon (PT) ingressaram com representação junto ao Ministério Público de Contas (MPC) denunciando a diminuição do número de funcionários no Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a relação com a queda na arrecadação da autarquia.

Conforme a denúncia, inúmeros problemas na leitura das contas de água vêm ocorrendo devido à má prestação do serviço por funcionários terceirizados pelo Dmae. O Simpa garante que existem dois mil cargos vagos enquanto há concurso válido aberto para a função de engenheiro. Em contrapartida, dizem que cargos comissionados foram empossados em janeiro na autarquia.

Já nos casos de serviços de leitura, manutenção e operadores de subestações, concursos não são realizados há mais de cinco anos. Em contrapartida, o departamento teve redução de 545 servidores nos últimos dez anos, sem qualquer reposição.

Na denúncia, ainda foram apresentados dados mostrando queda na arrecadação com as tarifas de água e esgoto a partir da contratação de leituristas terceirizados, em 2015. Até janeiro daquele ano, o lucro médio do Dmae era de cerca de R$ 380 milhões ao mês. A partir da terceirização, a arrecadação caiu para R$ 360 milhões.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, recebeu a denúncia na tarde dessa quarta-feira e pode fazer recomendação cautelar ao município. O Dmae ainda não se manifestou a respeito da denúncia.

Matéria publicada no Portal da Rádio Guaíba.

Veja também: 
Sofia e Municipários/as ingressarão com representação contra o desmonte do DMAE

Assista:
Semana da Água - Sofia luta contra as privatizações e a mercantilização da água e em defesa do DMAE público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.