sábado, 30 de junho de 2018

A Educação tem encontro com todas as outras áreas da vida

Com a presença de educadores e educadoras da capital e região metropolitana, a Educação pautou o happy hour da professora e vereadora Sofia Cavedon, pré-candidata a Deputada Estadual pelo PT, realizado nesta sexta-feira (29/6) no Baden Cafés Especiais. O encontro contou as presenças de Raul Pont, ex-deputado estadual, e José Clovis de Azevedo, ex-secretário estadual de Educação no governo Tarso Genro, e com a apresentação musical de Gerusa Bittencourt - servidora municipal, feminista, música, compositora.

Foto Marta Resing
Sofia destacou na sua fala que através da Jornada pela Educação que vem fazendo desde o inicio do ano letivo, tem mostrado a potência da Educaçãomesmo com a marginalização e criminalização forte do serviço público que os atuais governos promovem, de que os/as servidores/as são uns/umas privilegiados/as, que o estado não aguenta mais, como faz Marchezan em Porto Alegre do mesmo partido do candidato ao governo do RS, Eduardo Leite”.  A parlamentar também lembrou o tratamento dado aos/as professores/as estaduais, entre eles o parcelamento de salário. “É um absurdo o que estão fazendo com a categoria!”.

Ela salientou ainda que, por mais que as pesquisas indiquem a saúde, emprego, segurança e a educação em quarto lugar como prioridades, não tem aonde a Educação não perpasse, não penetre, não tenha significância. “...todas as áreas dialogam com a educação quando se faz uma Educação Freireana, que faz pesquisas e que torna a Educação significativa, onde se recebe a pessoa por inteiro, com o seu corpo, a sua conjuntura, sua história, sua cultura. Nesse momento temos encontro com todas as outras áreas da vida...”.


Foto Marta Resing
Concluindo Sofia afirmou: “Faz a diferença um mandato que se dedique profundamente a educação, um espaço com a cara da educação que defendemos emancipatória, que não aceita normalização, autoritarismo e nem discriminação. Sigamos juntos/as nessa caminhada de resistência!”.

#LulaLivre

Veja aqui o registro fotográfico do encontro.

Assista aqui a manifestação de Sofia.