quarta-feira, 27 de junho de 2018

Sofia homenageia o Professor Floduardo Bianchi Damasceno

Arte Marta Resing
Por proposição da vereadora Sofia Cavedon (PT), será entregue nesta quinta-feira, 28 de Junho, a Comenda Porto do Sol ao professor Floduardo Bianchi Damasceno, por seus 42 anos de dedicação aos adolescentes e jovens da Cidade de Deus.

O Ato Solene será às 19h no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre - Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico.

O homenageado

Floduardo Bianchi Damasceno nasceu em 14 de fevereiro de 1935, tendo atualmente 82 anos. Em 1960 casou-se com Clélia Damasceno, natural de Livramento, tiveram duas filhas e quatro netos. Foi aluno interno do Pão dos Pobres por 9 anos, quando cursou Marcenaria.

No final dos anos 50 e início dos anos 60 do século passado a Caritas Arquidiocesana de Porto Alegre lançou o projeto da Cidade de Deus, que buscava oferecer habitação de interesse social a baixo custo e possibilitar a reestruturação das famílias. A convite do responsável pelo projeto, Cônego Paulo de Nadal, o Pão dos Pobres indicou o Sr. Floduardo para ser professor no curso de Marcenaria que foi implantado no loteamento. O curso era voltado para atender meninos no turno inverso ao da escola.

Quando começou a ensinar marcenaria na Cidade de Deus o Sr. Floduardo, viu a necessidade de os meninos desenvolverem uma prática esportiva. Solicitou ao Cônego Paulo de Nadal a cedência de um espaço, onde foi instalado o primeiro campo de futebol da Cidade de Deus. O campo foi inaugurado pelo governador Ildo Meneghetti que deu o pontapé inicial da primeira partida.

Paralelamente ao curso de Marcenaria os alunos eram atendidos pelo CPM - Centro de Promoção do Menor, anos mais tarde foi criado o grupo de jovens da comunidade. De sua chegada até o fim do projeto, passaram-se se 42 anos, de dedicação, que marcaram a história de gerações de jovens da Cidade de Deus, fato que levou moradores a solicitarem ao nosso mandato a proposição desta homenagem ao Sr. Floduardo Bianchi Damasceno.