terça-feira, 3 de julho de 2018

Um ano depois - Conselheiras tomam posse no Conselho da Mulher

Posse do Comdim um ano depois de eleito só aconteceu por força das mulheres dos Movimentos! Sofia Cavedon que prestigiou o ato de posse das novas conselheiras.

Posse das conselheiras e executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (Comdim/PoA) foi realizada nesta segunda-feira, 02/7, em cerimônia na Casa dos Conselhos.

No evento foram empossadas sete representantes indicadas pela Administração Pública Municipal e 14 de organizações da sociedade civil, eleitas a partir do Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre, em 26 de junho do ano passado. As conselheiras que compõem o Pleno e a Executiva do Comdim respondem pelo mandato de 2017/2019.

Um ano depois...

Desde a eleição, a nova diretoria do Comdim efetuou diversas tentativas de obter, junto à Prefeitura de Porto Alegre, uma indicação de data para a realização da posse das conselheiras e executivas. Como até o momento não havia nenhuma sinalização por parte do Poder Municipal, o Comdim/PoA – amparado por uma ampla discussão no Fórum dos Conselhos Municipais – deliberou pela realização urgente da posse. A designação das conselheiras pela Portaria 160/2018, foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre no dia 16 de maio.

Assumiu a presidência do Conselho a representante do Coletivo Feminino Plural, Neusa Heinzelmann, substituindo Vera Daisy Barcellos, representação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors).

Compõem a nova diretoria-executiva, ao lado de Neusa: Maria Luísa Pereira de Oliveira (1ª vice-presidenta); Camila Schneck (2ª vice-presidenta); Cris Pires (1ª secretária); Márcia Fernanda Peçanha Martins (2ª secretária); Fátima Soares (1ª tesoureira); Guaneci Ávila (2ª tesoureira).

Criado através da Lei Complementar 347/1995, o Comdim é uma instância de articulação entre governo e sociedade civil com objetivo de propor, normatizar, fiscalizar e deliberar sobre matérias relativas aos direitos das mulheres.