terça-feira, 18 de junho de 2019

Acessibilidade e falta de medicamentos na Farmácia Especial pautou reunião com Secretária de Saúde do RS

Foto Marta Resing
A deputada Sofia Cavedon (PT) participou nesta terça-feira (18) da reunião com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, juntamente com Nelson Kalil, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa); Magda Veiga, da Associação Gaúcha de Doenças Inflamatórias Intestinais (Agadii); Karina Hamada Iamasaqui Züge da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (Agadim); e deputado Valdeci Oliveira (PT).

A audiência teve por objetivo encontrar soluções para as dificuldades dessa parcela da população que, recentemente, realizou um protesto em frente a Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado, localizada no centro de Porto Alegre.

A acessibilidade à Farmácia, foi um dos temas da pauta. A Secretaria da Saúde (SES) está realizando um estudo, por intermédio de uma empresa, para a colocação de uma rampa de acesso ao prédio, que é histórico e tombado. A ideia é reproduzir o acesso nos mesmos moldes do que foi implantado no Sanatório Partenon, outro prédio pertencente ao Estado.

Outro assunto tratado, destaca Sofia, foram problemas de entrega de medicamentos especiais de responsabilidade do Estado, que foi pauta de audiência pública realizada em abril deste ano na Assembleia Legislativa. Para melhorar o fluxo de comunicação entre as entidades e a gestão estadual, foi aberto um canal de diálogo constante diretamente com o Departamento de Assistência Farmacêutica da SES.

Ficou também acertada uma nova reunião marcada para o dia 10 de julho, às 16h, na SES, das associações com a participação do setor de regulação da Secretaria, para a busca de alternativas que tragam um aumento na oferta de consultas especializadas em doenças raras, como genética.

Fonte: Portal da SES.

Veja também: 
- Falta de medicamentos e acessibilidade gera protesto de usuários e usuárias
- Falta de medicamentos na Farmácia do Estado foi debatida em Audiência Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.